SEO – Dicas valiosas para colocar seu site nas primeiras posições do Google

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Não é novidade pra ninguém que estar entre as primeiras colocações do Google abre portas e traz mais din din para o seu bolso. Nada melhor do que colocar o cliente na porta de sua empresa de forma gratuita através do buscador mais poderoso do mundo. Para disponibilizar o melhor resultado de pesquisa o Google precisa indexar todos os sites do planeta em seu buscador e ainda mostrar sempre o melhor resultado de acordo com o que usuário precisa, no momento em que ele pesquisa.

foto com cubos de madeira formando a palavra SEO

Para não sacrificar a Experiência do Usuário (guarde essas palavras seu sucesso depende disso) o Google não pode “escolher” quem vai ou não aparecer nas primeiras posições orgânicas (não pagas) já que se o fizesse correria o risco de um outro buscador entrar no jogo com melhores resultados.

Com isso o jogo fica aberto e vence quem oferecer aquilo que realmente é bom para o seu público. Parece um pouco confuso, mas tudo vai ficar mais claro no transcorrer da leitura deste artigo, basta saber a princípio, que você deve criar conteúdo focado em seu público-alvo e seguir esses poderosos passos para chegar a tão sonhada primeira página.

Defina objetivos Claros e Específicos

A definição dos objetivos é parte chave no momento de definir as estratégias de SEO. É necessário ter uma documentação que nos permita estabelecer metas e acompanhar a evolução diante do que foi planejado.

O Briefing é uma mão na roda quando falamos deste tipo de documentação, já que nos permite coletar informações importantes captando as reais necessidades do público-alvo, além de detalhes importantes sobre o negócio, o que nos permite ações mais assertivas para atingir nossos objetivos.

Se você não tem um briefing não se preocupe, deixamos aqui um modelo que pode preencher em nosso site e salvar em PDF ou até mesmo imprimir.

Uma dica legal é, lembre-se de estabelecer metas SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistic and Timely) que no nosso bom português significa:

  • Específica
  • Mensurável
  • Alcançável/ Realista
  • Temporal / Com prazo

Uma boa meta seria: “Conseguir entrar na primeira página do Google em 6 meses”.

A chave é utilizar as famigeradas Palavras-Chave

Sabemos que toda a estratégia de SEO é baseada em palavras-chave, mas criar uma página e colocar uma montoeira de palavras chaves pode te render até uma suspensão ou banimento do Google SEO, tudo isso porque não tem mais o que o Google valorize do que a Experiência do Usuário (lembra disso?).

Desta forma é importante utilizar palavras-chave dentro de um contexto que seja realmente relevante e útil para quem o está lendo.

Logo Google Trends

Mas como saber as palavras-chaves ideais para meu site?

Vale muito a pena utilizar o Google Trends  que nada mais é do que a ferramenta disponibilizada pelo próprio Google que vem com a missão de ajudar a encontrar suas palavras-chaves ideais, além de te possibilitar a comparação entre palavras-chaves por localidade por exemplo. Facilitou a vida não?

Tenha um site de alta performance

Esperar uma vida para abrir uma página está fora de cogitação, e o google sabe disso. As linguagens de programação fornecem recursos interessantíssimos para maximizar a velocidade do site. Ferramentas de carregamento de primeira página, mensurador de desempenho e limpadores de cache automáticos são algumas das opções, use-as para deixar o seu site uma nave. Outro detalhe que devemos nos atentar é a Responsividade, algo fundamental, já que não sabemos se um usuário vai usar um celular, tablet ou PC para acessar o site.  Por se tratar de uma tarefa nada trivial é muito importante testar tudo direitinho para não cair no ranking do google.

Conteúdo de qualidade

Conteúdo útil está diretamente ligado a padrão de qualidade elevado, os usuários cada dia mais ávidos por conhecimento, não estão nem um pouco a fim de perder tempo com conteúdo meia boca, e pasmem, textos longos funcionam muito bem sim, desde que seja com informações assertivas e sem rodeios. Um texto interessante pode manter o usuário em sua página por mais tempo melhorando seu desempenho de SEO, e a casa agradece.

Conteúdos assertivos conquistam e fidelizam o público interessado e são o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida de SEO.

Título da página

Os títulos (Page Title) são aqueles textos que aparecem dentro da aba dos navegadores. O título da página é o primeiro item que o algorítimo do Google leva em consideração no momento de exibir a melhor página diante do que foi pesquisado, portanto atenção a regra de ouro, quando se trata de intitular sua página na web:

Não utilize palavras como, “Home” ou “Início” no título página, ao invés disso procure utilizar palavras-chave que melhor definam a sua página. O título “Cozinhas Planejadas” cairia muito bem para uma empresa de móveis planejados que utiliza uma página web dentro de seu site para demonstrar seu portifólio de adivinha só? Cozinhas Planejadas.

Utilize imagens leves

Utilizar imagens leves melhoram a performance de todo o site, nisso o formato o .WEBP vem dando de goleada em formatos como os antigos JPG e PNG, usar esse tipo de formato é uma ótima pedida.

Pense Acessibilidade

Além de facilitar a vida do algoritmo, o Google também leva muito a sério a acessibilidade no momento do ranqueamento de tudo o que aparecerá na primeira página, portanto é de suma importância colocar o texto alternativo (texto que aparece quando o usuário posiciona o cursor sobre a imagem), explicando o que aquela imagem contém.

Nesse caso é sempre bom não inventar moda, se a imagem contiver um cachorro branco brincando com uma bolinha, coloque o texto alternativo “Imagem de um cachorro branco brincando com uma bolinha”. Esse texto será lido pelo narrador quando o site estiver sendo visitado por um deficiente visual por exemplo.

Meta Tags ou Meta Descriptions

Essa é a aquela descrição que aparece abaixo dos links no momento da pesquisa.

Exemplo de Meta Descpription com Reultado Google e Descrição abaixo

Apesar de os especialistas em marketing digital já afirmarem categoricamente que google não executa varredura nesses dados, isso melhora adivinha o quê? A Experiência do Usuário já que se faz possível ler um pequeno resumo explicando o conteúdo da página antes mesmo do click.

Uma ideia legal é utilizar também um “Call to Action (Chamada para um ação” que nada mais é que os famosos “Clique para saber mais”, “Ligue agora!!”, “Converse conosco!”, etc., na descrição do site.

Subtítulos (headings)

Desde os primórdios a linguagem HTML é utilizada para na criação das páginas. Apesar das modernidades concedidas pelo HTML 5, CSS3 e Java Script, uma coisa permanece como herança desde os primeiros sites criados, os Subtítulos ou Headings. Se você não é desenvolvedor talvez isso possa parecer grego, mas é importante saber pelo menos, que sua página deve hierarquizar as informações do mais importante para o menos importante para que o algoritmo do google possa saber o que pra você é mais importante comunicar ao seu público.

Em um outro artigo explicaremos como esse universo funciona, mas a princípio segue um exemplo explicando como o desenvolvedor deve configurar as prioridades no arquivo HTML de seu site.

Headings:

  • H1 – Mais importante (Utilizar textos que contenham suas principais palavras-chave)
  • H2 – Segundo mais importante (Utilize Textos que contenham suas palavras chaves secundárias)
  • H3 – Terceiro mais importante (Mostra ao google que não é tão importante, esqueça o google e foque no seu público)
  • H4 – Quarto mais importante (Mostra ao google que é menos importante ainda, esqueça o google e foque no seu público)
  • H5 e H6 – Nos dias de hoje não são tão utilizados e o google nem lembra direito que eles existem. E para comunicar ao público utilize os anteriores, já que pode repetir a numeração de headings sem moderação.

Deixar tudo isso funcionando como um relógio, vai fazer do google SEO seu grande amigo.

Utilize links internos

Acho que já deu para perceber que quanto mais tempo o usuário permanecer na sua página melhor. O google entende que quanto mais tempo o usuário permanecer em seu site, melhor e mais relevante é o conteúdo disponibilizado, portanto se você está falando sobre um determinado assunto e tem outro conteúdo que possa complementar, não deixe de linkar. O uso de links internos são uma ótima estratégia para conseguir bons resultados no SEO. Complementos ajudam no aprofundamento do assunto, seu público agradece.

Utilize links externos (mas cuidado!!)

Se você não tem uma página interna para complementar seu conteúdo vale muito a pena utilizar links externos, já que o que estamos buscando aqui é entregar a melhor experiência para o usuário.

Cada vez que alguém utiliza um link de sua página para acessar outra página relevante (entenda-se  relevante, uma página que o usuário fique mais um tempinho por lá) o google computa esse tempo e ranquea ainda melhor o seu site por entender que você está tentando ajudar o pessoal sem ser egoísta por assim dizer, mas como tudo tem dois lados, tome o máximo cuidado para não enviar seu precioso usuário para uma página cheia de tranqueiras, links quebrados, ou pior, páginas spams que podem capturar os dados para azucriná-los até o fim dos tempos. Tente imaginar como se sentiria se alguém a quem você pede informação te encaminhe para lugares ruins.

Links de complemento de caminho

Se você tem uma página “Cozinha planejada” peça para o desenvolvedor de seu site ter o cuidado de colocar o que se trata no complemento do link.

Ex.: https:\\moveisplanejados.com.br\cozinha-planejada é muito melhor que https:\\moveisplanejados.com.br\index\mov\cozplan07667.

Exemplo de nossa página de forum

Espere um pouco

Depois de organizar todo o seu site, tenha paciência jovem Padawan, pois o google pode demorar um pouquinho pra indexar todos os dados de seu site com as novas configurações. Pesquise mês a mês pelas palavras chave escolhidas e caso não esteja aparecendo em até 4 a 5 meses, tente palavras diferentes (menos concorridas – O google trends pode ajudar nisso também) que possam levar seu público até o seu site.

Agora você já sabe as principais práticas para fazer com que seu site seja catapultado pelo google SEO. Lembre-se que ter uma página na internet não á suficiente para ter sucesso. Sua página está em uma rua enorme com muitas outras opções, sendo assim, nem precisamos dizer o quão importante é se diferenciar na multidão.

Não faça como muitos que criam seus sites e esperam acontecer, faça acontecer. Boa sorte!!

Com o nosso serviço de marketing na internet, oferecemos uma estratégia personalizada para aumentar a presença online da sua empresa e alcançar seu público-alvo de forma eficiente.