Entrada de nota fiscal de compras com XML

Neste artigo iremos ver como fazer a entrada de nota fiscal de compra utilizando um XML.

Para iniciar a entrada de notas, primeiramente deve-se obter o XML da nota fiscal em questão. Esse XML pode ser obtido através do fornecedor da nota, ou baixando-o através do site da SEFAZ, utilizando a chave de acesso da nota. Pode-se acessar o site da SEFAZ clicando aqui.

Obs: Para baixar o XML através do site da SEFAZ, é necessário ter o certificado digital instalado no PC onde ele será baixado.

NTF0021_1.png

Figura 1: Site de Consulta de NF-e

Após obtido o XML correspondente, deve-se iniciar o módulo <Nota fiscal\Notas Fiscais Recebidas>, e iniciar uma nova nota clicando no botão ‘Novo’.

A seguir, escolha a natureza de entrada a ser utilizada, clicando no botão ‘Pesquisar’. Caso não saiba qual deve ser utilizada, consulte seu escritório de contabilidade.

Se a natureza não estiver disponível para seleção, clique aqui para ver como configurá-la em seu sistema.

Após ter selecionado a natureza de entrada, clique no botão ‘Transformar’ e na opção ‘XML da NF-e’, escolhendo o XML da nota que está sendo lançada no sistema.

Recebidas.gif

Figura 2: Importação de XML

Após o XML ter sido transformado em nota fiscal, deve-se conferir seus dados, tais como ‘Itens’, ‘Valores’, ‘Cobrança’ e ‘Informações adicionais’. Caso tudo esteja correto, salve a nota clicando no botão ‘Salvar’.

Ao final, o sistema perguntará se deseja escolher um pedido de compra para relacionar à nota, caso haja um pedido lançado para o fornecedor dela com seus respectivos produtos. Caso não haja nenhum pedido para esse fornecedor com os itens da nota, ou se não deseja escolher algum, pode-se clicar em ‘Cancelar’, o que fará com que o sistema pergunte se deseja gerar um recebimento.

Caso seja clicado em ‘Sim’, o sistema lançará um recebimento de compras, dando entrada no estoque e gerando contas a pagar para o fornecedor.

Criado por Diego Cardoso em 23/05/2019 09:53 Atualizado por Rafael em 21/07/2021 00:41

3 de agosto de 2021
Esse artigo foi útil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.