Neste artigo você verá:
- Como cadastrar uma cidade;
- Como alterar o CEP nas cidades já cadastradas;
- Como alterar o CEP no endereço da sua empresa no sistema;
- Como alterar o CEP no cadastro de um cliente, representante ou outro tipo de pessoa.
- Cadastrar uma cidade:
Acesse o módulo de cadastro de cidades pelo menu <Cadastros\Endereços\Cidades>;
Clique no botão ‘Incluir’ e digite o nome da cidade no campo ‘Descrição’.
No campo ‘Situação’ escolha ‘Não Logradouro’ quando a cidade só tiver um CEP. Quando a cidade tiver vários CEPs, marque ‘Logradouro’;
No campo ‘Tipo Cidade’ normalmente usa-se ‘Município’. Em caso de dúvidas sobre o tipo de cidade, pesquise no site do IBGE, clicando aqui.
Se a situação da cidade for ‘Não Logradouro’, digite o CEP. Se for ‘Logradouro’, o CEP não precisará ser preenchido no cadastro da cidade;
Preencha o estado no respectivo campo;
Clique no botão ao lado do campo ‘Código IBGE’;
Clique no botão ‘Salvar’.
NOTA: É extremamente importante que o nome da cidade seja digitado corretamente antes de salvar, para que não haja problemas futuros em emissão de notas e outros procedimentos.
- Alterar o CEP numa cidade já cadastrada:
Entre no módulo ‘Cadastro de Cidades’ pelo menu: <Cadastros\Endereços\Cidades>;
Clique no ícone ‘Pesquisar’ e selecione a cidade que sofreu alteração de CEP;
Se a cidade tinha um único CEP e passou a ter vários CEPs, altere a situação de ‘Não Logradouro’ para ‘Logradouro’ e clique no botão ‘Salvar’.
Se quiser somente alterar o CEP de uma cidade, apenas digite o CEP atualizado no respectivo campo e salve o cadastro.
NOTA: ‘Não Logradouro’ significa que a cidade possui apenas um CEP, enquanto ‘Logradouro’ significa que a cidade tem CEPs diferenciados por rua.
ATENÇÃO: Não esqueça de verificar os cadastros de seus clientes, fornecedores, etc, para atualizar o CEP nos endereços deles, caso tenham sofrido alguma alteração.
- Alterar o CEP da sua empresa (Filial):
Acesse o cadastro de filiais pelo menu <Sistema\Filiais>;
Clique no botão ‘Pesquisar’ e selecione a filial a ser alterada;
Na aba ‘Dados Cadastrais’ da filial, altere o CEP de sua empresa no campo ‘Endereços’;
Clique no botão ‘Salvar’.
- Alterar o CEP no cadastro de um cliente, representante ou outro tipo de pessoa:
Caso você precise alterar o CEP dentro de uma pessoa ou empresa cadastrado no seu sistema (seja cliente, fornecedor ou qualquer outro tipo de pessoa), basta seguir os seguintes passos:
Acesse o módulo correspondente ao cadastro da pessoa que teve o CEP alterado (‘Cadastro de Clientes’, ‘Cadastro de Fornecedores’, etc);
Clique no botão ‘Pesquisar’ para localizar o cadastro a ser alterado;
Localize o campo onde está o endereço, selecione o CEP e digite o CEP novo;
Clique no botão ‘Salvar’.
Criado por Maurício em 07/06/2021 15:57
Atualizado por Rafael em 20/07/2021 13:46